Como realizar cobranças dos alunos e pais na sua escola de esportes

Palavra Chave: cobrança dos alunos e pais

Toda empresa possui desafios próprios e que são particulares ao segmento de atuação. Quando o assunto são escolas, os desafios começam a ficar mais parecidos. Mas um desafio que toda empresa possui, inclusive escolas de esportes, é lidar com a inadimplência de alunos, e pais que não se comprometem com os pagamentos. Realizar a cobrança dos alunos e pais na sua escola de esporte é um dos principais desafios que você pode enfrentar! 


E, sem pagamento de mensalidade, não tem como manter a saúde financeira da sua escola de esportes.


Pensando nisso, preparamos algumas dicas para ajudar você a realizar cobranças dos alunos e pais na sua escola de esportes, para acabar de uma vez por todas com a inadimplência.


Confira!


  1. Não leve para o lado pessoal!


É muito comum, em uma ligação de cobranças, a pessoa que está devendo ficar envergonhada, e acabar desligando, ou até mesmo não atendendo a sua ligação de cobrança. Se você costuma realizar cobranças através do WhatsApp, já deve ter recebido um grande "vácuo" quando cobrou alguém por mensagem, certo?


Isso porque ser cobrado por uma inadimplência é algo realmente constrangedor. Por isso, não leve para o lado pessoal caso a pessoa não atenda você, ou ainda lhe responda com certa falta de educação. Mantenha o sangue frio, e tenha em mãos um roteiro do que você pode falar na ligação.


  1. Roteiro de cobrança por telefone.


Se você costuma realizar cobranças por telefone, tenha em mãos um roteiro. Você pode escrever algo como: "Olá, tudo bem? Meu nome é João, e estou ligando em nome da Escola Craques do Futuro. Identificamos que a mensalidade do seu filho, Pedro, não foi paga e está em atraso. Poderia me passar uma previsão de pagamento?".


É sempre importante lembrar o pai quais serão as consequências de um atraso prolongado, como multa e juros sobre a mensalidade. E até mesmo, a perda da vaga do aluno na turma dele.

Sempre com tato, deixe claro os motivos pelos quais o pai deveria acertar o pagamento o quanto antes, e facilitar a sua cobrança da mensalidade.


  1. Ofereça canais alternativos de cobrança.


Nem todo mundo gosta de receber uma ligação de cobrança. Às vezes, é mais fácil receber uma mensagem via WhatsApp, ou até mesmo ter acesso a algum aplicativo que permite um auto-atendimento por parte do pai, que poderá sozinho emitir um boleto atualizado e regularizar a situação.


O Aplicativo Ritmo Equipes, voltado para escolas de esportes, pode lembrar os pais das mensalidades e facilitar a sua vida na hora de realizar cobranças de mensalidades.

  1. Seja flexível!


Ficar devendo é muito ruim, vamos combinar! Mas ficar cobrando alguém inadimplente também não é nada agradável. Por isso, tente ser flexível. Muitas vezes, um ato de boa vontade, como dar um dia adicional, ou enviar o boleto para o pai, pode significar receber o pagamento um pouco atrasado, mas manter um cliente fiel. A melhor forma de diminuir e evitar cobranças de inadimplentes é desenvolver bons relacionamentos com seus clientes.


Se você conseguir treinar uma pessoa com boas habilidades sociais, munidas de um sistema ou aplicativo que automatize os processos de cobrança, sem dúvidas o seu setor de cobranças de pais e alunos será muito mais efetivo.


A Ritmo do Esporte é uma startup dedicada à simplificação dos processos gerenciais de escolas de esportes, oferecendo uma solução em formato de aplicativo, o Ritmo Equipes, que pode ser usado tanto por escolas quanto por pais, agilizando a comunicação e garantindo uma integração maior entre os dois.


Tudo isso para ajudar você a manter a saúde financeira da sua escola de esportes!
Aproveite e assista nossa live: Como manter a saúde financeira da sua escola esportiva. 


Acesse: https://conteudos.ritmodoesporte.com.br/live-como-manter-a-saude-financeira-da-sua-escola-esportiva-inscricao

Contrate agora

R$/ mês

Faça seu cadastro

Solicite um orçamento