Você sabe o que é um planejamento e quais os tipos existentes?

Um planejamento cuidadoso é capaz de vencer quase todas as dificuldades”.
Amiano Marcelino

Em tempos de Pandemia, percebemos que todas as organizações que lidam com o esporte vêm sofrendo impactos e buscam incansavelmente por soluções para sobreviver a este período e de como retornar assim que for possível.

Esses impactos são vistos no mais alto nível do esporte, como por exemplo o Comitê Olímpico Internacional que adiou os Jogos Olímpicos de 2020 e se discute até mesmo a possibilidade de cancelamento; os grandes campeonatos de futebol que ficaram meses parados e retornaram com sérias restrições e alguns até mesmo cancelados; os clubes de futebol e de tantas outras modalidades que ficaram sem seus atletas treinando e participando de competições; as variadas competições esportivas que foram adiadas ou canceladas; as empresas promotoras de eventos esportivos que estão de portas fechadas; as escolinhas de futebol de base que também estão sem seus alunos/atletas treinando e se preparando para as competições, e assim poderíamos ficar aqui descrevendo tantos casos onde o esporte tem sido impactado neste momento.

Essas dificuldades que nos têm sido apresentadas nos fazem refletir sobre a importância de um bom planejamento. Obviamente que no planejamento, dificilmente contaremos com a possibilidade de ter que parar tudo devido a um problema mundial, entretanto, essa situação se fez presente e nos fez e faz refletir sobre inúmeras coisas.
 
Dentre elas, o planejamento, independentemente das suas três facetas: 
                                
ESTRATÉGICO: define para onde queremos ir – tem duração de meses ou anos e é constantemente adequado face as situações vividas.
TÁTICO: define o que devemos fazer – tem duração de semanas ou meses.
OPERACIONAL: define como devemos fazer – tem duração de horas ou dias.

Mas o que deveria conter nesse planejamento?

Primeiramente devemos compreender qual a finalidade de um planejamento: Ele assegura o funcionamento efetivo de uma organização, diminuindo as incertezas, os imprevistos, os improvisos e auxilia nas tomadas de decisões. O planejamento serve para identificar quais são os objetivos da organização, quais os recursos (humanos, financeiros, materiais, ambientais, dentre outros) que temos para alcançar estes objetivos e quais as formas mais eficientes de utilizar esses recursos.  Em síntese é uma excelente ferramenta para chegarmos, da melhor forma possível, aonde queremos chegar e entregar o que nos propusemos a entregar. E obviamente, quando situações adversas ocorrerem, teremos melhores chances de passar sem muitos arranhões.

Nota-se a importância de um planejamento estratégico para uma organização esportiva quando vemos que o torneio de Wimbledon  que aconteceria no fim de junho foi cancelado, mas que para a organização promotora do evento, não houve um impacto tão profundo, uma vez que, a organização adquiriu um seguro contra “cancelamento do evento” a 17 anos atrás, supondo o risco de que em algum momento isso poderia acontecer, e aconteceu. 
globoesporte.globo.com/olimpiadas/coronavirus/noticia/coronavirus-apos-investir-r-170-milhoes-em-seguro-wimbledon-recebe-r-705-milhoes.ghtml

Além de responder, dentre tantas outras coisas, “quem a organização é” – “para onde ela quer ir” – “como vai chegar lá” – o planejamento estratégico precisa ter espaço também para a gestão de risco, pois somos vulneráveis e expostos o tempo todo a intempéries.
Acredito que, estruturado ou não, toda organização tem mais ou menos um planejamento estratégico, principalmente no que se refere a quem, onde e como. Todos têm um objetivo a alcançar.

Quando falamos do planejamento tático e operacional, estes devem ser ajustados, respectivamente, em conformidade ao planejamento estratégico. E neste momento em que estamos todos parados ou retornando de forma lenta, devemos estruturar estes planejamentos para que possamos retornar as nossas atividades tentando reduzir o máximo possível o impacto que este problema vem causando.

Para os organizadores de competições esportivas umas das questões que devem ser levadas em conta são, como já mencionado em texto anterior o calendário. Bem como, obviamente as questões de saúde das equipes que vierem a participar da competição e as condições logísticas para isso.

E para as escolas de esportes é o momento de se planejar o recebimento dos atletas pós pandemia, uma vez que, regras e medidas serão condicionadas pelas autoridades competentes (órgãos de saúde e governamentais). Então, é necessário avaliar quais serão essas condições e montar o planejamento com base nisso. Possivelmente o número de atletas presentes num mesmo lugar e hora será reduzido. Talvez condicionado o uso de máscaras. Talvez o número de funcionários na sua escola pode ser reduzido. Talvez você precise ter um ambiente com materiais de higiene disponíveis a todos. Muitas coisas podem ser necessárias e teremos que estar preparados para cada uma delas.

Possivelmente os alunos retornarão com o condicionamento físico prejudicado; possivelmente muitos estarão abalados com toda essa situação vivida e necessitarão de um acompanhamento mais próximo e individualizado; possivelmente muitos (tanto pais como alunos) estarão com medo de que possam contrair o vírus durante os treinos. Portanto, todo o planejamento deve estar focado nas situações que porventura se farão presente, e precisaremos passar por elas da melhor forma possível.

Os treinos, os espaços, a recepção dos alunos.... tudo deve ser planejado com base nas particularidades dos seus alunos e nas recomendações e regras impostas pelos órgãos competentes.

Retorne com tudo. Recomece de forma planejada. E assim serás capaz de vencer quase todas as dificuldades.
 

Camila DM Ritter

Gestora Esportiva - Ritmo do Esporte


Logo marca do ritmo do esporte O Ritmo do Esporte é uma solução digital e completa para a gestão de competições esportivas utilizada e aprovada em mais de 1.400 competições de diferentes modalidades. Uma sportstech brasileira associada a ACATE e integrante da primeira edição do programa StartLab.

 

Contrate agora

R$/ mês

Faça seu cadastro

Solicite um orçamento