Como montar o treino da sua escola de esportes?

O que você vai aprender para ajudar a montar seu treino na sua escola de esportes:

  1. A importância dos fundamentos básicos do esporte;

  2. Como ajudar seus alunos a melhorar o condicionamento físico;

  3. Transformar a Ética Esportiva em algo presente na vida dos seus alunos.

Se você é dono, gestor ou professor em uma escola de esportes, sabe que o sucesso do seu negócio está diretamente relacionado com a qualidade de três coisas que você e sua equipe podem oferecer aos alunos, que são:


  • Uma boa infraestrutura;

  • Acompanhamento de bons profissionais;

  • Ensino de qualidade.


Especialmente o ensino de qualidade depende de alguns fatores, tais como a experiência dos professores, a disciplina na condução das aulas, e no planejamento na hora de montar os treinos e aulas.


Pensando nisso, listamos alguns pontos que podem ajudar você a montar o treino da sua escola de esportes de uma forma simples e que ajude seus alunos a se desenvolverem cada vez mais!


Comece pelos fundamentos!

A primeira coisa que você deve ter em mente na hora de montar o treino da sua escola de esportes é ensinar aos seus alunos os fundamentos básicos do esporte que você ensina.


Para exemplificar, vamos nos concentrar no esporte que é paixão nacional - o futebol. Existem vários fundamentos básicos para ensinar aos seus alunos no treino de futebol. São eles:


  • Domínio;

  • Condução;

  • Passe;

  • Cabeceio;

  • Marcação;

  • Drible;

  • Tática;

  • Velocidade.


Para começar a montar o treino, você pode dividir seus alunos em pequenos grupos de 2 ou 3 e orientá-los a praticar cada um dos fundamentos básicos do futebol.

Por exemplo, se você tem uma turma que tem aulas duas vezes por semana, por exemplo, utilize o primeiro dia da semana para treinar os fundamentos. Já o segundo dia é o momento de ajudá-los a entender como funcionam as competições e deixá-los fazer o que mais gostam: jogar bola!


Este é apenas um exemplo de como você pode dividir o tempo das aulas entre treinamento e jogo.


Afinal, treino é treino, jogo é jogo!


Condicionamento físico também é importante.

Alguns esportes são mais exigentes que outros no quesito condicionamento físico. Tudo depende da dinâmica do jogo e se o esporte é uma modalidade que tem baixa ou alta pontuação. Por isso é importante levar isso em consideração na hora de montar o treino da sua escola de esportes.


Por exemplo, nos Estados Unidos são muito comuns esportes de alta pontuação. Esses esportes, tais como basquete, futebol americano, baseball e hockey oferecem mais doses de emoção aos espectadores e podem tornar o ato de "parar para assistir o jogo", que em média dura de 60 à 90 minutos, um momento melhor aproveitado pelo espectador.


Por que isso é importante?


Porque os esportes americanos possuem uma dinâmica completamente diferente de outros esportes. Enquanto o futebol é um jogo com pontuação baixa, com jogadores de defesa que mantêm uma posição mais fixa, o basquete exige que todos os jogadores avancem ou recuem a cada poucos segundos, exigindo muito mais energia de cada atleta.



Deu para perceber que, tão importante quanto os fundamentos do esporte, treinar o condicionamento físico dos seus alunos pode ser fundamental para o sucesso do seu treino!


Por isso, separe alguns minutos no início de cada treino para ajudar seus atletas a fazer três coisas:


  1. Alongamento: de 5 à 10 minutos com bons exercícios de alongamento são suficientes;

  2. Aquecimento: de 15 a 20 minutos com exercícios de intensidade, como corrida, polichinelos, abdominais, flexões, corda ou prancha.

  3. Teoria: é, teoria! É importante que seus alunos entendam a importância dos alongamentos e do aquecimento antes de cada treino ou jogo. É sua responsabilidade educar seus alunos e ensiná-los que esse é o momento de "ligarem os motores" e se prepararem o corpo para a exigência física que vem a seguir.

Dedicando tempo ao condicionamento físico, o treino da sua escola de esportes vai ser muito mais efetivo em ajudar seus alunos a se tornarem verdadeiros atletas (e vai facilitar sua vida na hora de montar o treino).


Ética esportiva e o famoso Fair Play

Sabe aquela imagem de um corredor que tropeça antes da linha de chegada, mas o corredor que estava em segundo lugar ajuda ele a se levantar para terminar a corrida?


Ou ainda o time que perde um jogo, que faz questão de cumprimentar os adversários pela vitória?


Você já deve ter visto essa imagem algumas vezes, e em alguns eventos diferentes. Isso é ética esportiva.


A partir do momento que você se torna professor de alunos, independente do esporte, você se torna uma das principais influências na vida dessa criança ou jovem.


Isso porque aprender algo é uma das coisas que as pessoas mais valorizam ao longo da vida. Você com certeza se lembra de algum professor que falou algo que marcou sua vida, e ajudou você a tomar uma boa decisão, não lembra?


Por isso, é muito importante que você inclua a ética esportiva na hora de montar o treino da sua escola de esportes. Afinal, você pode ser uma influência muito positiva na vida de cada um dos seus alunos!


Planeje alguns minutos em cada treino para falar de algum assunto pertinente à Ética esportiva. Você pode ensinar o conceito de Fair Play, ou seja, jogo justo! Não adianta ganhar o jogo se o custo for roubar, trapacear, ou mesmo machucar algum colega ou adversário.


A ética esportiva é algo que precisa ser desenvolvida desde o começo da vida desse atleta, e você como professor(a) ou instrutor(a) pode fazer a diferença.


Como sugestão, que tal separar os últimos 10 minutos do seu treino e trazer situações comuns ao seu esporte e pedir aos seus alunos que se expressem sobre o que fazer em cada situação?


Dessa forma, seus alunos vão aprender muito mais do que serem melhores atletas. Vão aprender a se tornar melhores pessoas.


  1. Montei o treino, e agora?

Se você conseguir separar o momento do treino em fundamentos básicos, condicionamento físico e ética esportiva, seus alunos terão uma aula completa para ensiná-los não apenas o esporte, mas também vão se preparar melhor para a vida.


Mas que tal aprender mais algumas dicas com profissionais experientes em metodologias de treino em escolas de esportes?


Assista a live: Metodologia de treino, o DNA da sua escola de esporte, e aprenda mais dicas para ajudar você a montar o treino da sua escola de esportes!




Link: https://conteudos.ritmodoesporte.com.br/live-metodologia-de-treino-o-dna-da-sua-escola-de-esporte-inscricao


Contrate agora

R$/ mês

Faça seu cadastro

Solicite um orçamento