Estratégias de ação e produtividade

O QUE FAZ UMA EQUIPE SE DIFERENCIAR?

No dia a dia, muitos elementos (internos e/ou externos) influenciam a dinâmica das organizações esportivas e geram diferentes interferências no sucesso ou fracasso dos objetivos traçados. Um desses elementos pode ser o próprio ambiente, além das pessoas envolvidas, a complexidade dos objetivos, ou até mesmo as estratégias adotadas para determinado projeto. O fato é que, tanto gestores quanto treinadores e atletas executam inúmeras tarefas pondo em prática diferentes habilidades, conhecimentos e estratégias em busca de um resultado positivo.

Quanto melhor forem as estratégias, as ações adotadas e a execução por todos os agentes envolvidos, maiores serão as chances de se obter êxito nas atividades realizadas, ou seja, maior será a produtividade da equipe. Na teoria parece ser fácil, mas é na prática que esses elementos acabam se complementando, ajudando ou atrapalhando. Por isso é imprescindível ter clareza nos objetivos e na estratégia para alcançá-los. 
 



EFICÁCIA OU EFICIÊNCIA?

Dois termos surgem ao longo desta reflexão: A eficácia e a eficiência. Ambos são importantes para a organização e entender o que envolve cada um deles pode fazer toda a diferença. A eficácia está mais relacionada em atingir objetivos e cumprir metas, enquanto que a eficiência está voltada para o processo que será feito para alcançar estes mesmos objetivos e metas, ou seja, fazer o melhor possível com a menor quantidade de recursos.

Suponhamos que o objetivo de uma equipe seja fazer um único gol. Perceba na figura abaixo que ambos atingiram o objetivo, entretanto um deles (eficiência) utilizou uma única bola para alcançar o resultado enquanto que a (eficácia), mesmo conseguindo atingir o objetivo proposto, precisou de quatro bolas para isso.

 

 

Portanto, para que se consiga alcançar os resultados pretendidos com eficiência, é necessário estar atento a todos os processos que envolvem o nosso dia a dia. E criar estratégias e ações que favoreçam esse processo.

Entretanto, o primeiro passo a ser dado é ter um bom planejamento, e neste, os objetivos têm de ser claros e repassado a todos os envolvidos, afinal, todos precisam saber aonde querem chegar, pois “Se você não sabe para onde vai, todos os caminhos o levarão a lugar nenhum” (Henry Kissinger).

Depois de ter bem clara qual será a estratégia, entra em ação a maneira como a equipe será conduzida, a relação entre as pessoas (clube, treinador e atletas), e a efetividade na comunicação. Estes elementos precisam ser estruturados com muito zelo, pois serão a base para os demais processos a serem realizados.

Esses elementos devem ser empregados, na maioria dos casos, em conjunto, para que se consiga atingir plenamente os objetivos estipulados (eficácia) e fazer isso com o melhor aproveitamento do tempo e dos recursos (eficiência).

Pensando na eficiência que nós  do Ritmo do Esporte temos desenvolvido uma solução inédita e exclusiva que vai facilitar a comunicação entre equipes, atletas e responsáveis.  Digital e na palma da mão foi especialmente pensada para atender às principais demandas de uma escola esportiva. Ainda será uma ferramenta importante para a gestão das tarefas administrativas e financeiras. As soluções existentes podem até ser eficazes mas ainda pouco eficientes. Clique aqui  e saiba mais, cadastre-se hoje mesmo e receba conteúdo exclusivo e seja um dos primeiros a conhecer essa nova solução.

 

Camila Ritter
Gestora Esportiva

Contrate agora

R$/ mês

Faça seu cadastro

Solicite um orçamento